Apesar de um detetive particular estar apto a “entrar” na vida das pessoas que estão sendo investigadas, o detetive também precisa respeitar certos limites, e não cometer nenhuma ação ilícita ou que vá ferir a ética da profissão. Veja, portanto, o que é proibido para um detetive particular:
Detetive Particular Não Pode Grampear celular
O grampo de celular ou de qualquer outra natureza invade a privacidade do suspeito e é considerado crime, portanto, não pode ser feito.
Detetive Particular Não Pode Quebrar sigilo do caso
O detetive particular não pode quebrar o sigilo do caso. Não pode contatar a imprensa e dar declarações sobre a investigação que está fazendo em específico. O máximo que pode ser feito em contato com a mídia é contar sobre o que é a sua profissão. Detalhes sobre casos, clientes e demais pessoas envolvidas são confidenciais.
O sigilo vale até mesmo para declarações que não sejam públicas, ou seja, fora da mídia. Por isso, não deve comentar sobre nenhum caso nem com seus amigos e familiares.
Porte de arma
Não é permitido ao Detetive Particular ter porte de arma de fogo. Apesar de ser uma profissão arriscada, a arma não auxilia nem facilita o desenvolvimento do trabalho, pois tudo é baseado no recolhimento de informações, na investigação e na identificação de fatos importantes.
Trabalho junto com a polícia
O Detetive Particular não pode trabalhar junto com a polícia e também não tem permissão para interferir nas ações dos policiais. Pode, somente, reunir provas para serem acrescentadas ao inquérito policial.
Ele não tem poder de polícia e não pode se apresentar como um policial, pois estará incorrendo no crime de falsidade ideológica.
Envolvimento com o investigado
O profissional não pode ter envolvimento emocional com o investigado, pois isso pode interferir na resolução do caso. É importante manter a isenção em todos os sentidos.
Vantagens em relação aos outros
Os detetives não possuem nenhum acesso especial aos registros do governo ou da polícia, não sendo, por isso, mais importantes que os cidadãos comuns.