Um detetive online é o profissional de investigação particular que realiza sua tarefa de busca e coleta de informações utilizando predominantemente a internet, procurando nela pelos dados que foi contratado para levantar.
Atualmente e cada vez mais não há investigação que não passe pelo menos parcialmente pela internet. Nada mais ocorre somente no mundo físico.
Praticamente todas as pessoas estão nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e, principalmente, o Tinder. Se a pessoa não está presente em todas essas redes, ao menos em algumas quase inevitavelmente ela será encontrada.
E-mails são os métodos mais comuns para a troca de dados. Comunicadores instantâneos como (WhatsApp, Telegram, Messenger, Skype) fazerm parte tal forma à vida cotidiana das pessoas que se tornaram indissociáveis de seu dia a dia.
Os melhores detetives particulares do mercado, adaptados aos novos tempos e tecnologias, usam equipamentos de rastreamento de dados virtuais e inteligência artificial para levarem adiante suas investigações. É o que faz, por exemplo, a equipe de detetives da Foxhound Investigações de Porto Alegre e região Metropolitana.
Vamos agora conhecer um pouco da fascinante atividade de um detetive online.
A população brasileira é a terceira do planeta que mais passa seu tempo na internet. Exatamente falando, o brasileiro fica em média cerca de nove horas por dia na rede (somando-se aí o tempo gasto em computadores de mesa, notebooks e smartphones).
Não existe, na prática, como ocorrer uma traição conjugal sem que ela deixe algum rastro na web. Ou acontecer algum desvio de recursos sem a participação de meios eletrônicos. Este é o mundo de hoje — e o de amanhã. E é neste vasto campo que o detetive online atua.
Ele, o detetive online, coleta todas as informações sobre seu alvo que possam ser encontradas na rede mundial de computadores. Dedica especial atenção a:
Redes sociais, em especial quando busca provas de casos extraconjugais (o Tinder é campo fértil para o encontro de dados a respeito, além de outros sites dedicados a casos amorosos);
Computadores (vasculhar a memória de um notebook, por exemplo, pode render informações valiosas);
Celulares (smartphones são na prática computadores de mão, com todas as funcionalidades de desktops e laptops);
E-mails (os quais hoje assumem a função que, no passado, a troca de cartas e demais correspondências desempenhava).
Trabalhando em campo tão amplo, o detetive online tem ao seu dispor os mais promissores locais que se possa imaginar para o levantamento de dados. Bons profissionais de investigação particular são capazes de extrair quase todo tipo de informação presente nos meios eletrônicos de seus alvos de busca.
Traições no matrimônio, em particular, costumam deixar rastros na internet. Roubos online, também
Outras ocorrências para as quais a investigação online costuma render bons resultados são a identificação dos chamados crimes de ódio, falsidade ideológica, bullying virtual, roubo de informações confidenciais e casos de calúnia, difamação e injúria.
Dentre os profissionais brasileiros que há muito tempo despontam como grandes investigadores online, a Foxhound se destaca.
A equipe de investigadores da Foxhound Investigações empregam equipamentos e técnicas de ponta para a resolução de casos que envolvam a web.
Temos grande experiência em casos como:
Investigação e varreduras em redes sociais;
Investigações conjugais e familiares;
Investigação empresarial;
Atividades de contraespionagem e monitoramento.